Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.( Ref 1 )
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade. ( Ref 1 )
Muito se tem ouvido que " devemos obedecer a Deus por amor, e não por medo"...ou que "o cristão não deve ter medo do juízo"
Vamos explorar a primeira frase: As pessoas que obedecem a Deus por medo, não tem medo exatamente de Deus, mas tem medo do seu juízo, que é justo. Logo, fazem aquilo que Deus quer apenas para não ter a condenação no juízo, pois se não tivesse juízo, não teriam medo. Obedecer por amor, deveria fazer sentido se nós queremos fazer a vontade de Deus, pois Ele, demonstrou maior amor quando ainda éramos ímpios. Nessa caso, vemos que esse medo se parece muito mais com a ansiedade pelo juízo
Entretanto, se obedeço por amor, ainda posso ter medo do juízo? Respota: Sim..Mas por que então? Deixo a discussão para vocês
Ref 1 :http://pt.wikipedia.org/wiki/Medo
domingo, 2 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário