Olá, pessoal. A lição de hoje esclarece a influência da fé sobre a saúde. A fé tem uma componente que requer um exercício mental (acreditar, confiar) e outra componente que requer uma atitude mais prática (exercitar, praticar a fé).
Hoje é amplamente divulgado em livros e revistas que demonstrar de uma atitude positiva em relação à vida traz benefícios à saúde. Salomão escreveu que “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv. 17:22).
A ciência busca entender os funcionamento da mente e sua relação com o funcionamento do corpo. Isso inclui a influência da fé. Temos uma noção prática e intuitiva da fé em nossas vidas. A fé nos traz confiança, dá-nos força para superar adversidades, nos motiva. Isso traz reflexos positivos sobre a saúde.
A fé cura. Ultimamente, têm sido conduzidos trabalhos científicos mostrando que há uma forte relação entre a fé e melhores respostas fisiológicas em nosso organismo. Um dos cientistas médicos que pesquisam este assunto profundamente é o Dr. Harold Koenig, professor do Departamento de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Duke University, Carolina do Norte, EUA. Num de seus livros, ele mostra que a prática da fé religiosa produz:
– Melhor funcionamento do sistema imunológico – 5 de 5 estudos.
– Menores taxas de morte pelo câncer – 5 de 7.
– Menos doença/melhores resultados cardiológicos – 7 de 11.
– Pressão arterial mais baixa – 14 de 23.
– Menor nível de colesterol – 3 de 3.
– Menos tabagismo – 23 de 25.
– Mais exercícios – 3 de 5.
– Melhor sono – 2 de 2.
– Pessoas religiosas vivem significantemente mais – 39 de 52 (75%).
– Bem-estar, esperança e otimismo – 90 de 114.
– Propósito e significado na vida – 15 de 16.
– Menos depressão e mais rápida recuperação – 60 de 93.
– Menores taxas de suicídio – 57 de 68.
– Menos ansiedade e medo – 35 de 69.
– Maior satisfação e estabilidade conjugal – 35 de 38.
– Maior apoio social – 19 de 20.
– Menos abuso de substâncias – 98 de 120.13.
A ciência descobre o que Deus nos revelou: “Grande parte das doenças que afligem a humanidade tem sua origem na mente e só pode ser curada restaurando-se a saúde da mente. Existem muito mais pessoas do que imaginamos, que estão doentes mentalmente. A depressão produz muitos dispépticos, pois o problema mental tem uma influência paralisante sobre os órgãos digestivos.” (10. White – “Mente, Caráter e Personalidade”, v. 1, p. 63, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP. )
É isso galera, exercitemos a nossa fé e busquemos uma vida mais saudável. Tenhamos uma atitude positiva com relação a vida, confiemos nos sábios ensinamentos bíblicos e nas promessas do nosso Criador.
“eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário