O padrão regular do corpo humano exige trabalho e descanso, não só um, tampouco apenas outro. Isso porque o nosso organismo requer equilíbrio, em outras palavras. Para alcançar estas exigências naturais, devemos fazer e deixar de fazer algumas coisas, diariamente. Antes disso, porém, precisamos entender o que é descanso e o que é trabalho. No dicionário (http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=descanso) podemos encontrar alguns sinônimos para a palavra "descanso", dentre eles, o sossego, que é a calma. De onde vem a calma? Parafraseando a canção de Arautos do Rei, "a paz que vem de Cristo alivia o cansaço". Sim, ela vem de Cristo, então o primeiro requisito é reconhecer que ela vem dEle. E o que é esta paz, este sossego, que vem dEle? Como ela se caracteriza? Passando para o refrão, temos na letra da canção as seguintes palavras: Paz é a certeza de que Cristo irá voltar, paz é a segurança de que o Céu é nosso lar, paz é ter na cruz os pecados perdoados, paz é ter Jesus caminhando ao nosso lado. Paz é Jesus.
A paz, além de vir dEle, é Ele. Um outro significado de descanso é folga. Folga. O que é a folga? É a interrupção do trabalho, do estudo, é o horário de almoço, é o recreio na escola, é o fim de tarde, é o feriado, é o momento em que nos obrigamos em não nos obrigar com nada, é o momento em que descansamos de algo que sempre fazemos. Se a paz, como descanso, vem de Jesus e é Jesus, ela é igual à folga? Vamos analisar. Na criação, Deus criou todas as coisas em seis dias e descansou no sétimo, nos dando este dia de descanso. Que tipo de descanso é o sábado? Uma paz? Não. O sábado nos dá a paz, mas ele não é a paz. O sábado na verdade, é a folga, esta que assim como a paz, vem de Jesus, também. Mas Ele não criou apenas o sábado como momento de descanso, este dia significa 24h de descanso, mas durante a semana, Ele ordenou no céu o momento em que o sol nos acompanha e o momento em que a lua nos contempla. Quando não existia energia elétrica, o homem sabia que o seu horário de descanso era no pôr-do-sol do dia e que o seu tempo de trabalho era enquanto houvesse sol. Nos dias de hoje, se quisermos deixar a luz acesa a noite toda, deixamos. A conta vai vir cara e teremos dificuldades de dormir, certamente, mas isso é possível, por isso precisamos acompanhar a sabedoria da natureza, porque ela, assim como os homens, têm seu relógio perfeito, pois são criações divinas. Em contrapartida, as coisas do mundo, criadas por seres humanos, não divinos, não irão nos mostrar a hora de dormir, a menos que coloquemos controle sobre elas, caso contrário, elas nos controlam. Controlar é colocar o despertador na hora certa, é desligar a televisão horas antes de dormir, é dominar tudo o que pode atrapalhar o nosso descanso. Este terceiro significado de descanso, mais noturno, tem a ver, propriamente, com o sono. Como a lição enfatiza, a privação de sono nos traz vários efeitos negativos, que podem incluir maior risco de diabetes, obesidade, mau desempenho escolar, acidentes de trânsito, ferimentos, comportamento psicopata e até risco acentuado de morte. O dia de trabalho de aeronautas, controladores de tráfego aéreo e médicos residentes é regulado estritamente, atingindo justamente o tempo para trabalho e tempo reservado para descanso. Ellen White também diz que "o sono é muito mais proveitoso antes que depois da meia-noite. Duas horas de bom sono antes das doze são mais proveitosas que quatro horas depois das doze horas."
Estudos executados em laboratórios do sono mostram a necessidade de diferentes tipos de sono. A necessidade de sono para os adultos varia de seis a nove horas. A exigência de sono é atendida quando não há sonolência durante o dia e a pessoa sente bem-estar e agilidade. Pessoas que ficam despertas por 17 a 19 horas por dia têm um desempenho comparável ao dos embriagados. Os extremos nunca se assemelham com o que Deus e o nosso corpo desejam para nós, né? Fomos feitos realmente para sermos coerentes com a saúde - e com todo o resto. Alguns fatores que podem nos ajudar a ter uma boa noite de sono, são: praticar exercícios diários, manter o quarto em temperatura confortável, não passar o dia inteiro no mesmo ambiente em que iremos dormir, evitar comer duas ou três horas antes de dormir, evitar tensão antes de dormir, evitar álcool, pílulas de dormir e cafeína, ler salmos, ter uma vida em comunhão com Deus - para poder colocar a cabeça no travesseiro sem se preocupar com o dia de amanhã, pois só convivendo com Ele é que aprendemos a confiar. As consequências da insônia são várias, dentre elas, o estresse - tema da lição de quarta-feira passada. Além disso, quando passamos a noite em claro, a falta de energia para o trabalho e as atividades são gritantes. Nosso corpo é organizado, se não organizamos a mente para andar da mesma forma, ele pára. Não conseguimos nos concentrar se não dormimos bem. Não conseguimos nada de produtivo se não oferecemos nutrientes suficientes para que o corpo produza algo.
Pois é. Paz, folga e sono. Você faz uso dessas três coisas? Já sabe que sem Jesus é impossível encontrá-las, uma vez que elas vêm dEle?
Comece a ler o texto novamente, se preciso e lembre-se que o padrão regular do corpo humano exige trabalho e descanso, sempre.
Bom, agora são 15 horas e 5 minutos. É melhor deixar o descanso pra mais tarde e pra sábado, né?
Um excelente e produtivo restante de quarta a todos!
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Andressa. Maravilhoso o texto!!! E bem proveitoso tb...
ResponderExcluirQue Papai do céu continue lhe abençoando e te dando sabedoria para continuação desse trabalho.
Não se esqueçendo do descanço.
Fique com Deus.
Obrigada, Iury!
ResponderExcluirO prefixo "des-" significa ação contrária. Nesse caso, des + cansar é interromper o cansaço e dar lugar ao descanso - literalmente, de acordo com o contexto.
Que Deus te abençoe também.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/fazer-hora-extra-faz-mal-ao-coracao-alertam-cientistas-558755.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter Trabalho em excesso (sem dar valor ao descanso) faz mal ao coração.
ResponderExcluir"Só na calma do corpo podemos descobrir as pressas da alma!" (Padre Fábio de Melo)
ResponderExcluirQue legal esse pensamento!!! Boa reflexão ao final do texto!! ;)
ResponderExcluir