segunda-feira, 19 de abril de 2010

19/04 - As águas do batismo

"Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; "

" No A.T., a circuncisão era o sinal de que o israelita estava em relacionamento pactual com Jeová (Gên 17.11). Simbolizava a remoção ou separação do pecado e tudo quanto era imundo. Assim o cristão verdadeiro, segundo a Nova Aliança, passou por uma «circuncisão espiritual», a saber; o despojar do corpo da carne (despojar da natureza carnal). Trata-se de um ato espiritual, mediante o qual Cristo remove nossa velha criação, irregenerada e rebelde, e nos comunica a vida espiritual o ressurrecta de Cristo (Col 2.12-13); é uma circuncisão do coração (Deut 10.16; 30.6; Jer 4.4; 9.26; Rom 2.29)." (Ref. 1)

Exôdo 12:43-49 nos diz que apenas os estrangeiros que estivessem em aliança, ou seja, circuncidados poderiam comer a páscoa ( v 47). Isso nos mostra que o fato de que aquele que adere ao pacto, pode participar de certas cerimônias. Da mesma forma,

Paulo diz que: "Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?" Rm 2: 25- 26.

Logo, o fato de estar em circuncisão significa que o judeu ( agora judeu ) deve guardar a lei, senão está violando o pacto com o qual se comprometeu, e de nada serve a circuncisão.


De modo que, a circuncisão era ou é ainda um paralelo com o batismo moderno, simbolizando o ingresso no pacto para com Deus. Agora, sabemos que Deus indicou a cincuncisão em Gen 17:9-14, dizendo que "o que tem oito dias será cincuncidado ". Logo, isso faz parecer que o paralelo com o batismo seria o batismo de crianças, dizendo que este está sepradao para o Senhor. Não seria um paralelo melhor do que o do batismo adulto e consciente?

Outra situação interessante: Algumas pessoas alegam, com base em Efésios 4:5 (“há um só Senhor, uma só fé, um só batismo”), que o batismo por imersão só pode ser
ministrado uma única vez a cada indivíduo. Estariam elas corretas, com base nesse texto em não se submeterem a um rebatismo? No mínimo , faz sentido

Em João 13:
Pedro disse: “Tu não me lavarás os pés nunca!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava-me não só os pés, mas também as mãos e a cabeça”. 10Jesus respondeu: “Quem tomou banho não precisa lavar senão os pés, pois está inteiramente limpo. Vós também estais limpos, mas não todos”. 11Ele já sabia quem o iria entregar. Por isso disse: “Não estais todos limpos”. 12Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e voltou ao seu lugar. Disse aos discípulos: “Entendeis o que eu vos fiz? 13Vós me chamais de Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque sou. 14Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós.

Por que no lava pés apenas os pés são lavados? Pedro queria ser purificado por completo. Levando em conta que Jesus falou que existe apenas um banho, vemos que o lava pés ocoore muitas e muitas vezes. Qual seria o significado??

1- Retirado de http://www.doutrinasbiblicas.com/batismoealianca_t/batismoealianca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário