A lição de hoje fala sobre o amor de Deus, sobre o amor humano, sobre o amor de Davi por Deus, sobre o nosso amor.
O amor descrito em Coríntios é o amor perfeito, é o amor de Deus. Nós, humanos, imperfeitos, amamos então? É uma pergunta complexa, porém, assim como Deus, o amor – por ser o espelho divino – é um aprendizado. Nós contemplamos a Deus e somos transformados por ele. Quanto mais contemplarmos o amor, mais seremos transformados por ele, mais aprenderemos a amar. A adoração é um processo contínuo onde cada dia mais infinito invade o nosso finito espaço. O amor é assim, ele é infinito, não o possuímos de toda a intensidade, mas continuamente estamos a aprender, a amar, a aprender sobre o que é o amor. Nós só temos a certeza de que amamos alguém quando as características do amor perfeito estão sobre nós. É por isso que podemos deixar de amar, em deslizes, em ciúmes, em egoísmos e depois voltar a amar. A vida espiritual é idêntica ao amor. A ligação entre este sentimento e Deus realmente é muito clara. Amar a Deus é caminhar todos os dias buscando conhecê-lo – pois só se ama o que se conhece – e pelo conhecimento e pela contemplação, amá-lo, pois Ele é irresistível, a perfeição nos rouba a vontade de permanecer imperfeitos.
Por que o louvor a Deus é tão importante para nós?
As coisas que são importantes na nossa vida são aquelas pelas quais acreditamos ter algum valor. Primeiramente, acreditar. Se você não acredita em Deus, como pode amá-Lo? Em segundo plano, o valor. Qual é o lugar de Deus no seu coração? É aí que entra o louvor. Como assim? Bom, louvor é quando sua alma grita que a prioridade da sua vida é Deus. Louvor é quando todo o seu ser, juntando as fraquezas dos seus ossos e a força da sua voz, dizem que só há valor no céu, se lá estiver Jesus. Louvor só é importante quando o que é importante para nós se chama Deus, caso contrário, por que o louvor a Deus seria importante para nós?
Tudo que nos leva pra mais perto de Deus vem dEle e só Ele é quem nos chama, só Ele é quem nos faz querer dizer: Mais perto quero estar... O amor vem dEle, é para Ele e é por causa dEle que conseguimos amar - em todas as formas de amor.
A última parte da lição fala sobre salvação.
Já entendemos o amor – sem pretensão de entendê-lo em plenitude, mas com real desejo de senti-lo.
Já louvamos sem entender.
Agora, estamos salvos?
A salvação é algo complexo e simples. Uma contradição que se explica. Estamos salvos DO pecado e NO pecado. Estamos salvos?
O pecado é a transgressão da lei.
Somos salvos do pecado, por Jesus, na Cruz, através da morte que nos trouxe a vida.
Cada vez que pecamos, morremos espiritualmente. Cada vez que nos arrependemos, abraçamos Jesus eternamente.
Somos salvos pela fé, mediante a graça.
Se acreditarmos no amor, louvaremos e só há louvor se há crença de que aquilo tem valor em nossa alma.
Louvamos e amamos porque somos salvos e porque somos salvos, vamos louvar e amar a Deus cada vez mais!
Porque assim como Davi (ao ver o amor de Deus em todas as providências da vida, seu coração palpitava com mais fervorosa adoração e gratidão, sua voz soava com mais magnificente melodia, sua harpa era dedilhada com alegria mais exultante; e o jovem pastor ia de força em força, de conhecimento em conhecimento; pois o Espírito do Senhor estava sobre ele) nós queremos ser. De Jesus.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário