quarta-feira, 31 de março de 2010

01/04- Um Culto Racional

Pelo Plano da Salvação, Deus quer transformar a mente do homem (Rm 12:1 e 2). Nossa mente é totalmente influenciada pela maneira que vivemos: o que comemos, o que bebemos, o que vemos e ouvimos. Devemos, dessa forma, cuidar da melhor maneira do corpo que Deus nos deu. Você já pensou no significado da frase: "O Corpo é o templo do Espírito Santo"?. Ou na parte do "Sacrifício Vivo"?

A mente é quem é responsável pela nossa ligação e adoração à Deus ( não, não é exatamente o "coração" como dizem), assim como contém todo o nosso processo de tomada de decisão: Escolher fazer o que é certo ou escolher fazer o que é errado. Entretando, nossa mente está cada dia mais poluída. Como posso escolher não matar, se só vejo filmes de guerra e gente matando? Forte isso né? Vamos pensar em algo mais simples: Como posso escolher não mentir, se todas as novelas e músicas só falam de mentira, traição e passar a perna nos outros, etc?. Estamos a ver um quadro complicado. Uma vez por semana ( e olhe lá ), tentamos colocar na nossa mente a Lei de Deus. Queremos fazer até o que é certo, mas quando chega na semana, não sei porque, não temos força para fazer. Claro! Quem está recebendo mais alimento: o lado espiritual ou o carnal?

"Todos quantos querem aperfeiçoar a santidade no temor de Deus, têm que aprender as lições da temperança e do domínio próprio. Os apetites e paixões devem ser mantidos em sujeição às mais elevadas faculdades do espírito.” O Desejado de Todas as Nações, p. 101.


Muitos pensam que no final do Grande Conflito, quando chegar a grande hora e tiverem que decidir entre obedecer a Deus ou aos homens, irão decidir por Deus. Mas como, se hoje, não conseguem ter controle sobre suas vontades? Onde não conseguem decidir a hora em que parar de comer, pois já estamos cheios e comemos apenas pelo prazer do sabor? Quando não balanceamos nosso prato com o necessário para o nosso corpo, e pegamos apenas as coisas gostosas aos olhos e ao paladar? Esses, serão como a mulher de Ló. Sabiam que não deviam fazer essas coisas, não deviam olhar para trás. Mas na hora "H", não terão forças, pois não a cultivaram e olharaão para trás, pois não deixaram que a Razão fosse o guia de suas decisões, mas sim as paixões e os apetites

2 comentários:

  1. Gostei muito desse post. A lição de hoje nos exorta a fazermos uma análise introspectiva em nossas vidas. Dizemos que amamos a DEUS, mas, na verdade, ainda temos de buscar grande aperfeiçoamento. "Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo". A verdadeira santificação é progressiva.

    "Examinem bem no íntimo o coração e o estado de suas afeições para com DEUS. Perguntem: Dediquei os preciosos momentos deste dia a agradar a mim mesmo, a buscar meu próprio entretenimento? Ou tornei outros felizes? Ajudei os que estão ligados a mim a ter maior devoção para com DEUS e apreciar as coisas eternas? Introduzi minha religião em meu lar, revelando aí a graça de Cristo em minhas palavras e no meu comportamento?" Mensagens ao Jovens, p. 122.
    Recomendo a leitura do capítulo 32 - O Crescimento na Graça, do livro Mensagens aos Jovens da escritora Ellen G. White.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. No tempo de hjk, as pessoas estao preocupadas em fazem o vem sem terem o compromisso de está este bem atrelado as Leis de Deus, o que muitos encaram como lei rígida, uma vez q uito entende com lei algo q priva, normatiza deveres e não dá poder. Se fazem algo q é bom, na visão da humanidade, tentam inserir este conceito na visão Espiritual/divina.. Dizendo que Deus Ama a todos independente do q fazem e que ...Deus perdoas nossa falhas pois todos somos pecadores.

    Romanos 13:10 - "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor "

    Tudo isso serve para o homem com uma ferramente de tornar a palavra de Deus adatada ao modo de vida que cada um quer Levar.. tirar o verdadeiro sentido do compromisso com Deus!

    ResponderExcluir